Início / Arquitetura e Decoração / As vantagens de construir uma Casa Container

As vantagens de construir uma Casa Container

No Brasil, aproveitar contêineres para a construção de casas ainda não é comum, no entanto a procura pelo material vem crescendo muito. Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos o preço dos contêineres reciclados chegou a R$ 21 mil!

Os equipamentos de carga são usados para o transporte durante dez ou 15 anos. Usá-los na construção de casa é uma forma de reaproveitar este material, que além de ser mais sustentável, pode ser econômico. Construções com contêiner duram até 90 anos e custam muito menos do que os materiais usados tradicionalmente para levantar uma casa.

A arquiteta Lívia Ferraro estudou e apresentou um projeto de casa-contêiner na faculdade. Após o término das aulas, ela resolveu investir em uma empresa pela qual já criou dez casas com os módulos. Localizado em Florianópolis, o negócio investe em inovação arquitetônica. “Nós já fizemos desde casas compactas, de dois contêineres, até residências de 250 metros quadrados. Costumamos dizer que é como brincar de lego. Só precisamos descobrir novas maneiras de ir encaixando as pecinhas”.

O arquiteto paulista Danilo Corbas também tem buscado a especialização neste tema. Em 2011, com quatro contêineres marítimos, ele construiu sua própria casa. Hoje o espaço está aberto para visitação.

Para Corbas os pontos positivos são a economia, de aproximadamente 35%, desde a fundação da casa até o revestimento externo. Sendo assim, quem procura morar em tais residências são pessoas que dão preferência por produtos sustentáveis e que também buscam economizar. Outra vantagem deste tipo de construção é que leva geralmente entre 60 a 90 dias para ficar pronta.

Atualmente, Corbas trabalha com mais quatro novos projetos, sendo um deles localizado em Penedo, no Rio de Janeiro, e terá seis contêineres de aproximadamente 15 metros quadrados cada um.

Empresas, lojas e escritórios também têm investido no uso de contêineres. O grupo Container é um exemplo de empresa que possui uma rede de lojas de roupas com cem franquias espalhadas pelo Brasil. Todos os espaços de venda são construídos com contêineres. Agora a empresa também está investindo em hotéis sustentáveis.

Uma empresa holandesa, que em Amsterdã criou uma vila de estudantes em contêineres, também deve chegar ao Brasil nos próximos meses. Ela venderá seus produtos que incluem escritórios e hotéis.

Corbas acredita que as empresas que reaproveitam este material na construção civil ganham “em termos de economia e imagem”. Já André Krai, sócio-fundador do grupo Container, afirma que é preciso persistência no empreendimento. “Estamos conseguindo mostrar que o contêiner é viável e pode ser utilizado para diversos fins. Nosso início foi muito difícil, me chamaram de louco, mas conseguimos transformar a marca em negócio”.

Eis algumas vantagens da utilização de contêineres em um projeto de arquitetura:

Reutilização de materiais para estrutura da casa: o projeto utiliza containers marítimos em desuso, aproveitando material nobre descartado. Economia de recursos naturais que não foram utilizados na construção da casa: areia, tijolo, cimento, água, ferro etc. Isso gera uma obra mais limpa, com redução de entulho e de outros materiais.

Respeito ao perfil do terreno: mais economia e rapidez na terraplanagem. Em apenas um dia, os serviços de terraplanagem e limpeza do terreno foram totalmente executados.

Impermeabilização máxima de 15% do terreno preserva o solo e lençol freático: o projeto respeita ao máximo o relevo natural do terreno, evitando interferências no solo e no lençol freático. Mais de 85% do terreno fica permeável, contribuindo para absorção da água das chuvas.

Preservação das árvores no terreno e projeto paisagístico para ajudar no sombreamento da construção e amenizar o calor excessivo.

Reuso de água da chuva: Será captada pelo telhado, armazenada e filtrada em reservatório próprio, para uso na irrigação do jardim, limpeza externa, lavagem de carro e máquina de lavar roupa.

Ventilação cruzada nos ambientes: Serão utilizadas janelas e aberturas para evitar o uso de ar condicionado, um dos grandes consumidores de energia elétrica.

Uso de lã de PET: isolante térmico feito à base de garrafas PET que recebeu o prêmio “Planeta Casa 2010” na categoria materiais de construção.

Gostaria de realizar adequações sustentáveis em sua residência/condomínio/empresa? Consulte a equipe de especialistas do AR Serviços Ambientais.

Clique aqui e visite o site 

Esta-aqui-e-um-conceito-simples-de-casa-container

As vantagens de uma casa container   Ambientalistas em Rede As vantagens de uma casa container   Ambientalistas em Rede1 As vantagens de uma casa container   Ambientalistas em Rede3 As vantagens de uma casa container   Ambientalistas em Rede4 As vantagens de uma casa container   Ambientalistas em Rede5 As vantagens de uma casa container   Ambientalistas em Rede6 As vantagens de uma casa container   Ambientalistas em Rede7 As vantagens de uma casa container   Ambientalistas em Rede8 As vantagens de uma casa container   Ambientalistas em Rede9

Fontes: Ciclo Vivo, O Globo e Blog da Eternit

Sobre Ambientalistas em rede

Ambientalistas em rede

10 comentário

  1. Moro num região de clima tipicamente quente e penso que esquentaria ainda mais, o quão proveitoso seria o uso do container? Essa questão me intriga…

    • Aí a questão é investir em isolamento térmico e aproveitar de forma inteligente o posicionamento no terreno (pontos cardeais, correntes de vento) e com relação ao sombreamento natural, se existir.
      Distanciar o telhado do container seria uma forma fácil de garantir algum conforto térmico contra o sol a pino.

  2. frederico Arruda

    Muito interessante o projeto
    por gentileza me maande preco de quanto custa o metro quadrado desse tipo de casa.Exemplo uma casa com dois containers de de 40′
    Sem mais aqui fico no aguardo de uma resposta.

  3. Felipe M. Muniz

    Olá, gostaria de saber se fazer a casa container, sem fixação ao solo, necessita de alvará e licenciamento da prefeitura? Abraços

  4. Vocês atendem só no Rio de Janeiro, ou também em outros estados ?

  5. Moro em Mato Grosso e a minha região é muito quente mais eu gostaria que vcs me mandasse um orçamento ja com o frete de uma casa de 45 m

Deixe uma resposta

Scroll To Top