Ilha Fernando de Noronha: o paraíso brasileiro

O arquipélago de Fernando de Noronha é com quase total segurança o destinho brasileiro mais próximo do que seria considerado o paraíso. A 300 km da costa do Brasil, Noronha reúne paisagens exuberantes, com vistas inesquecíveis que trazem acalento e tranquilidade para qualquer coração. Um lugar que existe uma real preocupação pela preservação do meio ambiente, tarefa compartilhada tanto pelos habitantes da ilha como pelos seus visitantes.

Fernando de Noronha está formada por uma ilha principal, habitada, e uma série de ilhotes menores. Uma parte do arquipélago forma o Parque Nacional Marítimo de Fernando de Noronha. A UNESCO declarou todo o arquipélago como Patrimônio Mundial da humanidade em 2001.

Contents

Paraíso para turistas exigentes

As suas praias paradisíacas, a cor do mar, mergulho, golfinhos, tartarugas, peixes de várias cores, o silêncio, as estrelas, a consciência da preservação ambiental que se respira por todas as partes, o trabalho das ONGS estabelecidas na ilha. Todas essas virtudes, fazem de Fernando de Noronha um destino muito requisitado por turistas de todo mundo.

Estas ilhas oferecem ao turista uma alternativa sustentável, propiciando um encontro respeitoso com o entorno, já que constitui um dos principais santuários ecológicos do mundo. Seus atrativos são tão variados que uma visita a ilha tem que durar minimamente cinco dias para poder desfrutar de tudo que o arquipélago tem para oferecer.

Suas praias paradisíacas não servem apenas para nadar, mas também para praticar esportes aquáticos, como o surf, o mergulho, aproveitando a riqueza da fauna marinha e a transparência das águas. Nenhum guia turístico de Fernando de Noronha estaria totalmente completo se não estivesse incluído ver golfinhos e tartarugas marinhas.

História da Ilha Fernando de Noronha

Pela sua localização o arquipélago foi talvez um dos primeiros lugares do novo mundo a ser descoberto pelos navegadores europeus no hemisfério sul. No mapa mais antigo do Brasil, o arquipélago já aparece com o nome de São João da Quaresma. O primeiro homem cujo desembarco nas ilhas foi documentado, foi Américo Vespúcio, em 1053. No ano seguinte, o arquipélago foi doado ao Fidalgo Fernando de Noronha que financiou a expedição de Vespúcio.

Fernando de Noronha conta com uma parte de sua história com o centro presidiário. Originalmente a vila dos remédios foi concebida com esse fim. Aos presos que viam de Pernambuco, se uniam outros que foram expulsos do Brasil em 1739 e também quem eram represados por praticar capoeira, lutadores pertencentes aos Maltas. O presídio em Fernando de Noronha funcionou por incríveis 201 anos.

Quem foi Fernando de Noronha?

O explorador judeu português Fernando de Noronha, também conhecido como Fernão de Noronha, foi uma importante figura na sua época.

Comerciante amador e um rico empreendedor, natural de Astúrias, Noronha era representante do banqueiro Jakob Fugger na península ibérica. Acompanhado de outros cristãos recém-convertidos, comerciantes portugueses, obtêm a concessão para explorar os recurso naturais do Brasil durante três anos e em 1503 obtém da coroa portuguesa um contrato para a exploração do Pau-brasil, a valiosa madeira vermelha.

Como consequência do contrato da expedição de Gonzalo Coelho, o rei Manuel I de Portugal doou a Fernando de Noronha a primeira capitania marítima no litoral: a Ilha de São João da Quaresma, atual Fernando de Noronha.

Quais são as prais mais famosas da Ilha?

Decidir qual das lindas praias dessa maravilhosa ilha é a mais famosa, é quase missão impossível. Eu diria que todas as prais de Fernando de Noronha são maravilhosas e possuem seu encanto pessoal ou a sua particularidade.

É possível encontrar as praias de Fernando de Noronha entre as . Por motivos de preservação ambiental, algumas não permitem o acesso para nadar e estão qualificadas entre as praias de mar de dentro e praia do mar de fora da costa brasileira.