Poluição da água, como podemos lutar contra esta terrível situação?

De todos os problemas ambientais que assolam nosso mundo hoje o poluição da água é um dos que são mais urgentes. Nós dificilmente podemos chegar a ter uma idéia do o quão sério é realmente este problema, que de uma forma ou outranos afeta a todos nós de forma mais rápida do que poderíamos imaginar e está destruindo centenas de espécies que em grande parte dependem da água dentro do seu próprio ecossistema.
As causas da poluição da água são tantos que é muito difícil de listar (nós vamos falar sobre isso mais tarde), mas dependem muito do fator humano, que lentamente foram ampliando este problema de tal forma que se tornou um dos mais sérios problemas ecológicos de hoje. Estima-se que em 2020 ultrapassaram 500 milhões de toneladas de lixo que acaba nos oceanos.

Contents

Como a poluição da água nos afeta

Os efeitos da poluição da água no mundo são tantos que podem ser quase impossíveis de controlar. Este problema afeta o clima, peixes e organismos marinhos, rios e nós mesmos. A poluição produz efeitos extremamente tóxicos no ecossistema marinho e está causando a quebra da cadeia alimentar, que mantém o equilíbrio nos oceanos. Além disso, o problema se estende além do mar, pois afeta rios, lagos, nuvens e clima em geral e também, obviamente, a água que consumimos, o que bebemos diretamente do copo, o que usamos para regar as plantas e até mesmo o que usamos para cozinhar ou tomar banho.

Quais fatores causam isso

Embora seja verdade que Existem fontes totalmente naturais de água poluídas com o mercúrio, o maior percentual de este problema vem de seres humanos. Em grande parte dos casos, essa contaminação tem sua origem na agricultura e pecuária, no uso doméstico da água (lembre-se que o mesmo que usamos para tomar banho, lavar louça ou escovar os dentes também acaba nos oceanos), no campo industrial (grande parte da poluição é devida a isso) ou por causa do pouco respeito que os seres humanos têm pelo mar, que decidem não reciclar produtos que inevitavelmente eles acabam nos oceanos, fazendo parte das famosas ilhas de lixo.

Plástico, uma das maiores ameaças ambientais

Atualmente, o plástico é uma das principais ameaças ao ecossistema que é severamente afetado pela poluição da água. Existem quatro tipos principais de plásticos: poliéster (que é usado para fazer roupas), polietileno (sacos de plástico ou garrafas, por exemplo) ), polipropileno (dos quais são feitos muitos móveis de jardim, materiais para veículos ou eletrodomésticos) e cloreto de polivinilo (um material bastante comum em edifícios que podem ser encontrados em janelas, tubos, etc.).
Quando esse tipo de plástico não é reciclado adequadamente, uma grande parte dele vai para o oceano, tornando-se uma das principais causas da poluição da água.

Uma ilha de lixo

No final dos anos oitenta, uma enorme ilha formada por lixo foi nomeada: O continente de plástico. Ele está localizado no norte do Oceano Pacífico e sua magnitude é incrivelmente imensa (estima-se que seu tamanho varie de <700.000 km² a 15.000.000 km² … e aumenta) e é singularmente formado e exclusivamente de todos os dejetos marinhos de que falamos anteriormente. A virada oceânica das correntes marinhas tem sido encarregada de reunir todos esses resíduos formando uma enorme ilha de lixo que está rapidamente destruindo todo o ecossistema marinho
Hoje ainda estamos trabalhando em projetos para tentar limpar este continente de plástico, mas é uma tarefa muito difícil de realizar e muitos preferem ignorar o problema como se ele realmente não existisse, uma situação realmente triste e alarmante sem dúvida.

Formas de lutar contra a poluição da água

Use menos produtos químicos ao limpar nossas casas. Lembre-se de que, como dissemos, a água que usamos para limpar acaba no mar e, com ela, todos os produtos químicos que usamos para faze-lo.
Reciclar. Se descartarmos corretamente o lixo e os resíduos, poderemos contribuir para que eles não atinjam o mar, mas sejam reciclados e voltem a ser úteis mais tarde.
Não joguem lixo no vaso sanitário. O fato de jogar lixo, papel ou produtos químicos no vaso sanitário é uma das maneiras pelas quais eles chegam ao mar e destroem o ecossistema marinho.
Não desperdice água . A economia de água é vital, porque o seu uso indevido contribui para a contaminação do ecossistema marinho. Use apenas o indispensável e trate-a com o amor e respeito que ela merece.
Evite usar plásticos . Muitas lojas e supermercados já implementam a opção de comprar sacolas de papel recicláveis, isso contribui para a eliminação de produtos plásticos, que, como dissemos anteriormente, são uma das principais causas da poluição da água.