Provavelmente os animais selvagens sempre chamaram a atenção dos humanos, seja pela sua capacidade de adaptação ou pelas suas peculiaridades. Mas você sabe o que é que diferencia um animal selvagem de um animal doméstico?
De fato, em um princípio todos os animais eram selvagens até mesmo os primeiros hominídios. Nesse sentido a ideia por trás do que seria ser salvagem está vinculada ao instinto pelo qual os animais são guiados. Porém, mesmo depois da sociedade humana se desenvolver através do progresso racional, ainda possuímos nossos instintos embora não somos selvagens e atuamos segundo outros princípios e normas sociais.
Contents
Características dos animais selvagens
Sendo assim, a principal característica dos animais selvagens consiste na liberdade e completa independência da atividade humana para sobreviver. Portanto o conceito de selvagem também está vinculado com a capacidade de sobrevivência na natureza.
Por essa razão que eles constituem a maior parte da biodiversidade e inovação biológica do nosso planeta. Isto é, ainda é possível descobrir novas espécies que habitam as densas florestas tropicais ou as fossas oceânicas inexploradas.
Convivência dos animais selvagens e os seres humanos
O fato de que em algumas ocasiões alguns animais selvagens sejam capturados ou caçados, não significa que se transformem em animais domésticos. Ou seja, eles não perderiam a sua natureza selvagem e os seus instintos aguçados pela sua natureza. Desse modo é possível observar com frequência em zoológicos e parques onde os animais selvagens seguem vivendo em cativeiro.
Contudo, em comunidades limítrofes ao habitat de alguns deles, os seres humanos normalmente não conseguem coexistir em harmonia. Em outras palavras, os humanos podem sofrer ataque ou esses animais podem ser motivo de caça indiscriminada.
Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
Decerto os animais selvagens são capazes de sobreviver perfeitamente em seus habitats onde não dependem do homem para se desenvolver. Na verdade a ação do homem em muitas situações é prejudicial ao estilo de vida de algumas espécies. Ainda assim, mesmo que um animal selvagem seja criado em cativeiro ele nunca poderá ser considerado um animal doméstico porque apresentará todas as características de um animal selvagem.
Por isso que os animais domésticos se diferenciam dos animais domésticos em muitos aspectos. Em primeiro lugar porque interatuam com os humanos e em muitas ocasiões dependem da atividade humana para sobreviver. Em suma, os animais domésticos tiveram um ancestral selvagem, mas quem com o passar do tempo e com a diferenciação entre espécies, os animais domésticos se tornaram condicionados a ação humana.
O maior animal do mundo
Conhecida como o maior mamífero terrestre a baleia-azul representa um dos animais selvagens mais interessantes e emblemáticos da natureza. Com um tamanho que oscila entre os 24 e 27 metros de longitude e de 100 a 120 toneladas, esse lindo mamífero aquático domina os oceanos do planeta. Apesar do tamanho sugestivo, essa espécie de cetáceo é dócil e pacífico e se alimenta de plâncton marinho e krill.
Ademais das suas largas barbatanas e da sua incrível força muscular a baleia-azul possui uma incrível capacidade pulmonar de 5 mil litros de ar. Isto é, permitindo que o animal desfrute da sua liberdade submergida por muito tempo.