Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/ambie396/public_html/wp-content/plugins/navegg/lang/texts.php:72) in /home/ambie396/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php on line 60
POLÍTICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS: Responsabilidade Compartilhada, por Patricia França - Ambientalistas em rede
Início / Colunistas do AR / POLÍTICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS: Responsabilidade Compartilhada, por Patricia França

POLÍTICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS: Responsabilidade Compartilhada, por Patricia França

Em agosto a Lei sobre POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS completou três anos, tive o prazer de participar de dois eventos sobre o assunto, um idealizado pela ONG PONTO TERRA, na FUMEC e outro pela ABRELATAS na UFMG.

images[9]
Dentre vários assuntos discutidos e dificuldades enfrentadas por todos os envolvidos para que haja sucesso desta nova lei, quero dar destaque sobre a RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA pelos resíduos sólidos.

Todos têm responsabilidade sobre o “LIXO”, RESÍDUOS SÓLIDOS, que geramos: governo Federal, Estadual e Municipal, indústria, comércio e nós cidadãos.

imagem_20130729111542[1]
Por isso quero perguntar para cada leitor: – Você tem feito a sua parte para minimizar os resíduos que sua família e você geram? Quais foram as mudanças de atitudes que você passou a ter a partir da criação desta lei há três anos? Quais as dificuldades que você vem enfrentando para fazer a sua parte neste processo? Muitos com certeza estão fazendo sua parte e tem encontrado dificuldades de adaptação para essa nova realidade, outros nunca ouviram falar sobre o assunto e alguns nem querem saber sobre isso, pois não tem interesse.

A grande verdade é que temos que nos unir para que a lei seja cumprida, não por ser lei e sim porque será de grande valia para todos nós e principalmente para nossos filhos e as próximas gerações.

PENSE BEM: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA. O governo tem falhado, a indústria e comercio também, a população nem se fala… E ai quem vai pagar por essa falta de compromisso?

As futuras gerações!
Por isso se você esta sentindo dificuldade em colocar em prática a sua parte, coloque a boca no trombone, reclame, cobre quem esta dificultando você fazer a sua parte. Junte-se a outros que estão passando pela mesma dificuldade que você. Unindo-nos, somos mais forte. Se você nem sabia sobre esse assunto, procure, pesquise e faça a sua parte. Se você já sabia, mas mesmo assim não fez nada a respeito, então comece a fazer alguma coisa. Mobilize sua família, sua comunidade, mobilize colegas de trabalho. Vamos fazer o dever de casa!

Se a população estiver unida e forte poderá cobrar das indústrias produtos sustentáveis, a logística reversa, a responsabilidade com o produto que produz. Poderá também cobrar do governo estrutura, coleta seletiva, melhor qualidade de trabalho para os catadores e fortalecimento, treinamento e organização das cooperativas, redução de impostos para produtos verdes e reciclados, o que irá diminuir custos e preço final do produto.
Ou seja, a solução esta em nossas mãos. E só parar, olhar e agir. Pratique os 5 R´s (Repensar, Recusar, Reduzir,Reutilizar e Reciclar).

residuos[1]
Somente Juntos Salvaremos Nosso Planeta.
Quer saber mais sobre o assunto : http://www.bebeeco.com.br/escolas/biblioteca-virtual/
Assista ao ciclo de palestras sobre A POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, na integra.
Veja também na nossa página vários vídeos sobre assuntos ambientais.

Sobre Patricia França

Patricia França
Formada em Administração (PUC/MG) e Pós-graduada em Gestão estratégica de RH(ITOP/TO). Autora do livro A turma do bebê eco no combate ao aquecimento global, além de idealizadora do projeto Bebê Eco.

Deixe uma resposta

Scroll To Top