Início / Tecnologia / É tempo de energia solar!

É tempo de energia solar!

Veja por que a energia solar traz benefícios que vão além dos ambientais. Utilizamos a energia solar desde 1450 aC, mas apesar de ser uma fonte limpa e inesgotável, essa não é a principal fonte energética do planeta, por quê?

A crise do petróleo no ano de 1973 foi o principal fator impulsionador de pesquisas por energias renováveis. A pressão mundial pelo desenvolvimento de fontes de energias diferentes das que utilizam combustíveis fósseis fortaleceu o desenvolvimento de placas e usinas solares mais eficientes e baratas a partir da década de 80.

Terra

Tamanho do sol em relação aos outros planetas do sistema solar

Hoje a energia solar é uma tecnologia difundida e utilizada em diferentes partes do mundo e para diferentes fins, como cozinhar e aquecer a água em nossas casas, bem como suprir a necessidade energética de fábricas e cidades ao redor do planeta.

A implementação da Lei de Energia Solar Térmica em Barcelona é o primeiro exemplo de sucesso de uma lei ambiental para toda uma cidade. No ano de 2000, a cidade espanhola tornou obrigatória a utilização de energia solar em 60% das casas e edifícios novos e reformados. Como consequência, podemos observar, dentre outras coisas, o aumento da área coberta por aquecedores solares em quase 20 vezes na cidade e uma economia de mais de 25.000 MWh/ano.

No Brasil, São Paulo saiu na frente. No ano de 2008, através da lei municipal n. 14.459, foi instaurada a lei que condiciona a entrega de um novo imóvel à necessidade de construção de pré-instalação para o kit de energia solar para aquecimento de água. Entretanto, imóveis com menos de 4 quartos não possuem tal necessidade.

Os benefícios da instalação do Kit vão além dos ambientais. Em média, o Kit de aquecimento solar para o sistema hidráulico de sua casa custa menos de 0,4% do total da obra, além de reduzir as emissões de gás carbônico em até uma tonelada por ano. Estima-se que em determinadas regiões a redução pode chegar a até 90% da conta luz, assim, o investimento inicial poderia ser rapidamente recuperado.

Veja abaixo a evolução da pesquisa em energia solar

O caminho da energia2

Ilustração esquemática do desenvolvimento da pesquisa em energia solar

A pressão mundial pelo uso de fontes de energia renovável faz com que empresas invistam mais na área, a procura seja maior e consequentemente seu valor diminua. Em breve essa tecnologia vai estar ainda mais acessível, mas é bom corrermos, o planeta tem pressa!

Sobre Ronaldo de Carvalho Augusto

Idealizador e coordenador do portal Ambientalistas em Rede. Nas horas vagas Ronaldo é Biólogo, Mestre em Ciências e Doutorando pela Fiocruz - RJ.

2 comentário

  1. Agradecemos o compartilhamento Departamento Nacional de Aquecimento Solar!

Deixe uma resposta

Scroll To Top