Início / Outro / Como fazer uma horta vertical com calha de PVC

Como fazer uma horta vertical com calha de PVC

Que tal aproveitar o fim de semana para montar uma simples horta dentro de casa ou no jardim? Além de ter temperos e verduras frescas ao alcance das mãos, essa ideia embeleza o espaço e contribui com o meio ambiente.

Isso porque o suporte da miniplantação é feito com calhas de PVC (Policloreto de Vinila) — material de lenta decomposição natural.

Confira, abaixo, o passo a passo.

Material (veja nas imagens):
– 3 calhas de PV;
– 6 tampas ou acabamentos de PVC;
– 2 cabos de aço de 1/8 pol. cortados na medida desejada;
– 6 rebites;
– 2 ganchos para prender;
– As ferramentas necessárias, são: furadeira, trena, caneta para fazer a marcação e protetor para os olhos.

horta_materiais

Passo a passo:
1. Com o auxílio da trena e da caneta, marque uma linha reta de uma extremidade à outra da calha. Em seguida, com a furadeira, faça furinhos distantes de 5 a 10 cm uns dos outros;

Passo-3

2. Escolha o local onde a horta ficará suspensa (pode ser em uma parede ou em um suporte de madeira, conforme mostra a imagem abaixo) e fixe os dois ganchos — para saber a distância correta entre eles, pegue a calha e calcule a distância entre os terceiros furos das duas extremidades;

horta_5

 

3. Em seguida, passe os dois cabos de aço por entre os terceiros furos de cada extremidade da calha. Na parte inferior do suporte, prenda o tubo de aço com um rebite e finalize com uma semi-argola de metal. Depois, prenda os cabos aos ganchos.

Passo-5

4. Por fim, basta encaixar as tampas de PVC.

horta_7

Texto: Marianna Rios (Correio Brasiliense)

Sobre Ronaldo de Carvalho Augusto

Idealizador e coordenador do portal Ambientalistas em Rede. Nas horas vagas Ronaldo é Biólogo, Mestre em Ciências e Doutorando pela Fiocruz - RJ.
Scroll To Top