Como era a sexualidade na Idade Média?

A sexualidade humana sempre foi um dos temas mais abordados durante a história, inclusive em um dos períodos mais contraditórios: a idade média. De fato, muitos historiadores definem a Idade Média da Europa cristã como uma época de retrocesso social e cultural.

Desse modo, nesse período caracterizado pelo apogeu do Feudalismo, as doutrinas cristãs se instauram em todos os âmbitos da sociedade. Portanto, a igreja impõe uma visão teocêntrica do mundo, controlando então a vida cotidiana da sociedade, principalmente no que diz respeito ao sexo e a própria sexualidade.

Foram inúmeras as regras e as penitências sexuais que foram desenvolvidas naquele período. Sendo assim, nesse artigo mencionamos como a sexualidade se vivia naquela época e as suas consequências.

Ler Mais

Qual o valor da convivência e função social?

Ainda que no mundo contemporâneo as pessoas estão cada vez mais independizadas entre si, saber conviver em sociedade ainda consiste em uma das características principais do homem. Nesse sentido, uma sociedade funcional está composta de indivíduos que sabem conviver em harmonia e que promulgam o desenvolvimento do grupo como um todo.

Por isso, a convivência consiste em dos fundamentos sobre qual deveria sustentar todos os aspectos das nossas vidas. Devido a uma das principais características humanas que nos define como figuras sociais, encontrar o equilíbrio e a harmonia social consiste na maneira mais adequada progredir como sociedade. Portanto, nesse artigo vamos falar sobre a importância da convivência pacífica e os seus benefícios para a sociedade como um todo.

Ler Mais

Aspectos que definem os animais selvagens

Provavelmente os animais selvagens sempre chamaram a atenção dos humanos, seja pela sua capacidade de adaptação ou pelas suas peculiaridades. Mas você sabe o que é que diferencia um animal selvagem de um animal doméstico?

De fato, em um princípio todos os animais eram selvagens até mesmo os primeiros hominídios. Nesse sentido a ideia por trás do que seria ser salvagem está vinculada ao instinto pelo qual os animais são guiados. Porém, mesmo depois da sociedade humana se desenvolver através do progresso racional, ainda possuímos nossos instintos embora não somos selvagens e atuamos segundo outros princípios e normas sociais.

Ler Mais

Portugal: um país encantador e muito receptivo

De acordo com as estatísticas Portugal consiste em um dos destinos mais requisitado pelos brasileiros que querem visitar a Europa. Talvez seja pelo idioma ou pela curiosidade de conhecer o país que deu origem ao maior país da América Latina. Mas é certo que Portugal reserva uma infinitude de possibilidades, além de uma deliciosa cultura gastronômica.

Ademais reserva uma geografia única, com clima agradável e praias exuberantes e muita cultura para ser descoberta. Desse modo, Portugal é sem dúvida um dos países mais bonitos da Europa, com tradição, história e gastronomia particular. Contudo é importante conhecer alguns detalhes antes de iniciar a sua viagem.

Ler Mais

A arte de ser você mesmo mudará o mundo

Apesar de vivermos na época da autenticidade ainda nos falta muito para saber ser quem realmente somos. Mas no final das contas, você saberia responder essa pergunta sem ter que pensar ou duvidar das suas respostas: quem sou eu?

Neste sentido é possível chegar a conclusão que nos conhecemos muito pouco, curiosamente experimentamos apenas a parte superficial de nós mesmos. Desse modo, desnorteados somos sujeitos a opinião alheia e muitas vezes a influência e expectativa dos outros nos importa mais que as nossas próprias opiniões sobre nós mesmos. Em suma, esse fenômeno acaba por nutrir adultos inseguros, pouco produtivos e infelizes.

Ler Mais

Congo Capixaba, um patrimônio imaterial

Quem já foi no Espírito Santo certamente já escutou alguma vez os tambores do congo soarem, mesmo que de forma indireta. Pois é, o Congo Capixaba é uma das representações culturais mais marcantes desse maravilhoso estado.

Com um som marcante e rítmico é impossível escutar a casaca e o reco-reco e ficar parado. Do mesmo modo que muitos aspectos culturais brasileiros são de origem africana, não seria diferente no Espírito Santo. Por essa razão a união de diversas culturas que passaram pelo estado formou o que hoje é conhecido como o Congo capixaba.

Ler Mais

Ilha Fernando de Noronha: o paraíso brasileiro

O arquipélago de Fernando de Noronha é com quase total segurança o destinho brasileiro mais próximo do que seria considerado o paraíso. A 300 km da costa do Brasil, Noronha reúne paisagens exuberantes, com vistas inesquecíveis que trazem acalento e tranquilidade para qualquer coração. Um lugar que existe uma real preocupação pela preservação do meio ambiente, tarefa compartilhada tanto pelos habitantes da ilha como pelos seus visitantes.

Fernando de Noronha está formada por uma ilha principal, habitada, e uma série de ilhotes menores. Uma parte do arquipélago forma o Parque Nacional Marítimo de Fernando de Noronha. A UNESCO declarou todo o arquipélago como Patrimônio Mundial da humanidade em 2001.

Ler Mais

Quais são os animais de estimação comuns?

Um animal de companhia, ou mascote, é um animal de estimação que não se destina ao trabalho ou é criado para alimentação. Em quase todas as sociedades humanas, os animais de estimação são um fenômeno social muito antigo. Na maior parte do mundo, gatos e cães são os animais de estimação por excelência, com séculos de tradição e criação seletiva, embora outras espécies, como pássaros canários, cavalos, carpas coloridas, entre muitas outras espécies.

A origem dos animais de estimação remonta à pré-história, no início da domesticação dos animais. Muitas das espécies utilizadas como animais de estimação são produto de criação seletiva, através da qual novas características foram desenvolvidas, muitas das quais forneciam um caráter mais humanizados e equilibrados do que os das espécies selvagens, como o pastor alemão ou o labrador. Também foram obtidas morfologias fisiológicas através da seleção artificial para adaptá-los às suas tarefas, como é o caso dos mastins e cães de guarda.

Em outros casos, as variações seguiram o caminho estético, como as variedades de cores de muitos pássaros, as múltiplas caudas e formas extravagantes de algumas carpas douradas e as variedades de angorá de gatos, coelhos e cabras.

Ler Mais

Moda consciente ou slow fashion, a roupa que você usa pode ajudar a mudar o mundo

Não é uma tendência, ela jura que chegou para ficar. A moda consciente ou moda ética ou mesmo do inglês slow fashion se apresenta como uma mudança de paradigma e vem sacudindo a cabeça e o bolso de muita gente e de grandes marcas em todo o mundo. Estamos falando de algo que vai além da moda sustentável e incorpora princípios que são também defendidos pelo movimento Fashion Revolution.

O consumo consciente de uma peça de roupa tem a ver com cultivo, produção, distribuição, mão de obra e consumo. Desde a produção da matéria-prima até o seu corpo é uma longa trajetória que deixa rastros no meio ambiente e na vida de pessoas, principalmente mulheres e crianças. Muita vezes nem pensamos, mas não é somente uma blusa ou uma calça que estamos comprando quando decidimos dar uma renovada no guarda-roupa. Podemos estar ajudando a mudar o mundo. E o seu poder de escolha é o princípio dessa mudança.

Ler Mais

Uma ex professora de direito conta porque optou por se converter em uma acompanhante de luxo

Cláudia de Marchi era uma respeitada professora de direito de 40 anos que trabalhava na Universidade de Manaus. Um dia, sem aparante justificativa, foi despedida. Nestas circunstâncias Marchi começou a pensar sobre o que fazer com a sua vida e, estando em uma situação econômica bastante delicada, decidiu que a saída mais fácil era a de se tornar uma acompanhante de luxo.

Inicialmente não conhecia o mundo do sexo profissional, por isso durante o início da sua carreira optou por anunciar os seus serviços sexuais da mesma maneira que a as outras acompanhantes em Manaus, publicando anúncios na internet com algumas fotos bastante sugestivas para logo esperar que o seu telefone tocasse.

Ler Mais