Início / Educação ambiental / A origem do nome Amazônia

A origem do nome Amazônia

Não é só na flora e fauna que residem as riquezas da maior floresta tropical do mundo. Muitas lendas habitam a selva amazônica, herança das expedições europeias e dos antigos habitantes indígenas. Entre elas, a mais famosa, sem dúvida, é a da origem do nome da floresta.

Foi o explorador espanhol Francisco de Orellana, um dos primeiros a percorrer o rio dos Andes ao oce…

ano Atlântico, quem deu o nome ao rio, referindo-se a histórias sobre a tribo das índias guerreiras que habitavam a floresta. Foram chamadas de amazonas devido à semelhança entre seus costumes com o das guerreiras mitológicas descritas pelos antigos gregos.A palavra amazonas vem do grego: a (prefixo de negação) e mazos (seios), pois, segundo a lenda, essas guerreiras se automutilavam para melhor manusear as armas. E foi navegando o Mar Dulce (como era conhecido o Rio Amazonas) que Francisco teria sua expedição atacada e rechaçada por guerreiras nuas usando arcos.As amazonas presenteavam seus parceiros com pequenas pedras com formatos variados, geralmente esverdeadas e representando um sapo, conhecidas como muiraquitãs. A entrega do artefato era realizada durante um ritual em homenagem à lua.

Não há vestígio dessas tribos na região, mas os amuletos, ou muiraquitãs, hoje estão expostos em diversos museus amazônicos.

Fonte: Save The Amazonas

Sobre Ronaldo de Carvalho Augusto

Idealizador e coordenador do portal Ambientalistas em Rede. Nas horas vagas Ronaldo é Biólogo, Mestre em Ciências e Doutorando pela Fiocruz - RJ.

2 comentário

  1. saber tambem é cultura, por isso temos que saber, quantos na região Amazonica sabem da origem do nome da região? parabens, a toda equipe.

  2. Joubert di mauro

    Amazonas também pode ser corruptela de aba-sôo-n-ian. Do tupi, significando: “homem com alma de bicho”.

Deixe uma resposta

Scroll To Top